FARMACOVIGILÂNCIA

FARMACOVIGILÂNCIA:
Sistema de notificação de RAM e queixa técnica (QT)
Notificação de Reações Adversas e Queixas Técnicas de Medicamentos( ou desvio de qualidade)



São questões relevantes para a farmacovigilância: erros de administração de medicamento; uso de fármacos para indicações não aprovadas, que não possuem base científica adequada; intoxicação aguda ou crônica por produtos farmacêuticos; abuso e uso errôneo de produtos; interações, com reações adversas, de fármacos com substâncias químicas, outros fármacos e alimentos. Além disto representa queixas técnicas ou desvio de qualidade quando se observado um afastamento dos parâmetros de qualidade, exigidos para a comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico, ou seja, qualquer problema relacionado com a qualidade do produto medicamentoso, como, por exemplo, falta de eficácia terapêutica, presença de corpo estranho, dificuldade na reconstituição, diluição, alteração ou adulteração evidente (mudança das características organolépticas: cor, odor, ou sabor) do produto (ARRAIS et al., 1999).ARRAIS, Paulo Sergio Dourado; SOUSA, IaneFrancescher de; ZANNIN, Marlene. Farmacovigilância. In: Serviços farmacêuticos [Recurso eletrônico] /
Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Aberta do SUS. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

Desse processo voluntário de notificação podem participar médicos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde.
Além destes qualquer cidadão pode acessar o Notivisa e encaminhar uma notificação de evento adverso, entretanto é sempre melhor que um profissional de saúde oriente, pois este é o profissional que melhor identifica os Eventos Adversos e suas características.
As notificações enviadas são mantidas sob sigilo.
O mais empregado na farmacovigilância é a notificação voluntária ou espontânea de casos suspeitos de RAM e Queixas Técnicas. Sítios que podem ser utilizados para notificação:


1) O acesso pode ser feito por meio da página principal do endereço eletrônico da Anvisa (www.anvisa.gov.br), no ícone à direita “Notificação Anvisa”, por meio do preenchimento do formulário on-line, que é acessível ao público em geral, sem necessidade de efetuar cadastro.

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm

PS: Todos os medicamentos disponibilizados pela SMS-Rio,  possuem registro e boas práticas de fabricação válidos pela ANVISA


2) Outro tipo de notificação é a queixa técnica ou desvio de qualidade,  feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade, exigidos para a comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico, ou seja, qualquer problema relacionado com a qualidade do produto medicamentoso, como, por exemplo, falta de eficácia terapêutica, presença de corpo estranho, dificuldade na reconstituição, diluição, alteração ou adulteração evidente (mudança das características organolépticas: cor, odor, ou sabor) do produto (ARRAIS et al., 1999).

Para tal o município do Rio possui um  formulário de notificação de evento adverso a medicamento e um formulário de notificação de desvio de qualidade  que deve ser preenchido e encaminhado segundo Nota Técnica que discorre sobre o assunto.


Arquivos Relacionados:


Estabilidade_de_Medicamentos_no_Ambito_da_Farmacovigilancia


Excipientes_Potencial_Reacao_Adversa